Você tem um grande objetivo para 2018?

26/01/2018

Você é do tipo que traça planejamentos para sua vida no inicio do ano, ou esta compartilhando a mensagem do grande filosofo Zeca Pagodinho : "Deixa a vida me levar, vida leva eu"...

Brincadeiras e filosofias a parte, vamos falar um pouco sobre objetivo.

Algumas pessoas se enchem de metas e objetivos no final e/ou no começo do ano. Neste ano eu vou mudar de emprego, emagrecer 10 kilos, virar fitness, vegana(o), arrumar um namorado(a), aprender inglês, espanhol, francês, alemão,mandarim, fazer uma viagem de férias pelo nordeste e terminar a faculdade, ou começar uma, ou fazer um MBA... Algumas pessoas que são persistentes tem sucesso e conquistam o que projetaram, mas infelizmente a grande maioria se perde em meio a suas metas e objetivos pessoais. Estabelecem tantas promessas, tantas metas e não conseguem alcançar nem uma, dai se frustam, desistem e acabam empurrando para o próxima segunda, próximo mês, próximo ano, conheço gente que já esta empurrando para a próxima vida! =(

E sabe por que isso acontece? Porque normalmente as pessoas não elegem o que realmente é importante e que vai impactar positivamente na sua vida.

O grande pulo do gato para você conquistar o que quer de verdade é optar por apenas "um grande objetivo", e a partir dele ir estabelecendo metas, que podem ser diárias, semanais, quinzenais e mensais. E a cada conquista, comemorar e se recompensar pelo êxito da etapa vencida. Isso vai fazer seu cérebro sentir que esta na direção certa e ficará ainda mais motivado a continuar na conquista do seu objetivo maior.

Quer um exemplo? Vamos supor que você decida que seu objetivo deste ano é fazer a viagem dos seus sonhos, um tour de 30 dias pela Europa, conhecendo vários países e cidades que você sempre sonhou em visitar. Olhando a realidade de hoje, até parece impossível. Mas se você tiver isso como seu principal objetivo, vai começar a se preparar mais ou menos um ano antes. Primeiro, fazendo o levantamento do que será necessário: visto e passaporte, passagens, estadias, euros/libras, roteiros, roupas adequadas ao período que você pretende ir, etc. Depois do planejamento, o próximo passo é estabelecer metas "alcançáveis e possíveis", que podem ser semanais, mensais, semestrais e até com datas pré determinadas como: tirar o passaporte em 3 meses, guardar x quantidade de euros por mês, no VTM ou em espécie, e no final de 12 meses ter o valor total, estabelecer a data da compra da passagem, seguro médico etc... e a cada etapa concluída, você comemora e se recompensa com algum mimo, como por exemplo, algo que te faça feliz, no meu caso, comer um brigadeirão já me deixa super contente, mas você pode se recompensar de acordo com a complexidade da meta, por ex. comprar a passagem, e sair para comemorar com os amigos. 

E se um mês ou outro não conseguir cumprir a meta, você reavalia, verifica o que pode estar sabotando ou imprevistos e se necessário readequar a meta e o planejamento, sempre visando sucesso que é chegar ao objetivo maior.

E essa metodologia pode ser aplicada para qualquer objetivo, seja ele qual for, desde mudar de emprego ou conseguir uma promoção, abrir um negócio próprio, fazer um intercâmbio, fazer uma festa de casamento, começar uma faculdade, comprar uma casa ou um carro. Enfim, qualquer objetivo, independente do seu tamanho, pode ser alcançado, se for o que você realmente quer e se empenhar para conseguir alcançar. É preciso força de vontade, muita persistência, uma dose generosa de sonho e muita, mas muita AÇÃO. Aliás, sem colocar em prática essa palavrinha tão pequena: ação, nada acontece. Nenhum sonho ou objetivo. Como os mais velhos dizem: "a fé sem ação é morta", e podemos dizer também que o "objetivo sem ação", é apenas um sonho, uma ilusão.

Espero que tenha feito sentido pra você esse texto. Se ficou com dúvida, se ainda precisa de ajuda para estabelecer seu grande objetivo, suas metas ou simplesmente precisa entender porque não esta conseguindo atingir suas metas, fale comigo.

Vai ser um prazer falar com você. =)

Um beijo no coração.

Alessandra Nogueira